FEPAL

FEDERAÇÃO PSICANALÍTICA DA AMÉRICA LATINA

34ª CONGRESSO BIENAL DE PSICANÁLISE

Para a apresentação de todos os trabalhos, de qualquer modalidade: 

1) Eles devem estar relacionados ao tema Transitoriedades/Incertezas e vinculados aos eixos básicos do congresso.

2) Devem ser enviados em espanhol e português, em arquivo pdf, com texto em tamanho A4 (carta), letra Arial 12, espaçamento de linha 1.5.

3) As referências bibliográficas serão entregues em página separada, em formato estabelecido pelas normas APA, e não estão contempladas na extensão dos trabalhos.

4) A apresentação de material ou vinheta clínica deverá estar em conformidade com as normas de confidencialidade e consentimento informado, que podem ser consultadas no site do Congresso.

Os resumos e trabalhos deverão ser enviados através do site do congresso. O prazo para o envio dos resumos termina no dia 30 de abril, e para os trabalhos, no dia 15 de junho, em ambos casos às 23:59 horas da Cidade do Méxixo.

 

MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1. ARTIGOS TEMÁTICOS. – São trabalhos escritos por um ou mais autores. A comissão organizadora decidirá se eles serão agrupados em painéis ou em alguma outra modalidade de apresentação.

A extensão do artigo não deverá ser superior a 15 minutos.

2. PAINÉIS. – Proposta de vários trabalhos em torno de um tema em comum. Estes painéis podem ser de diferentes tipos: 

a). Membros da mesma Organização 

  1. b)  Inter-societários 
  2. c)  Inter-regionais 
  3. d)  Intergeracionais 
  4. e)  Interdisciplinares 

Eles terão uma duração máxima de 100 minutos,  que serão divididos em apresentações dos trabalhos propostos e espaço para dúvidas e comentários dos participantes. Um coordenador será nomeado para cada painel. 

3. CONVERSATÓRIOS

O objetivo de um Conversatório é criar uma situação de diálogo entre os participantes, visando o intercâmbio de ideias a partir de uma proposta temática dada pelo organizador. 

A proposta de conversatório deve incluir o nome de um coordenador e o tema em torno do qual se realizará o diálogo. Nesta modalidade serão enviadas, para leitura prévia dos participantes no conversatório, um documento que contenha as ideias desencadeantes e uma breve proposta sobre o tema em torno do qual se dialogará.

A duração total do conversatório será de 100 minutos. No início do mesmo, o ou os palestrante/s farão uma breve apresentação do tema. Cada organizador determinará o resto da estrutura e organização. O organizador escolherá dois sintetizadores para fazer um registro escrito das principais ideias decorrentes do conversatório, que serão incluídas posteriormente no site do congresso. Um prazo será acordado após o congresso para enviar a breve síntese do conversatório,  em versões em espanhol e português.

4. APRESENTAÇÃO CLÍNICA. – Nesta modalidade, serão recebidas propostas para apresentação de material clínico em decorrência de consulta privada, de trabalho comunitário ou institucional. 

Para cada caso, a comissão organizadora selecionará três comentaristas que refletirão sobre o material apresentado. 

É importante lembrar que, em qualquer caso, a apresentação do material clínico deve cumprir as regras de confidencialidade e consentimento informado. 

As sessões terão duração de até 100 minutos divididas da seguinte forma: 

  1. 15 minutos de apresentação do caso. 
  2. 5 minutos para cada comentarista. 
  3. 20-25 minutos para inclusão dos participantes. 
  4. 15 minutos para apresentação das sessões. 
  5. 5 minutos para cada comentarista. 
  6. 20-25 minutos para discussão geral e encerramento. 

5. E-POSTERS. Nesta modalidade de apresentação, serão recebidos os resultados de pesquisas e projetos comunitários, institucionais e interdisciplinares.

O espaço para as apresentações será encontrado na plataforma do Congresso e permanecerá em exibição durante todo o tempo e em qualquer horário. Os tempos de diálogo entre o autor ou autores e os participantes serão informados no programa do congresso.

Ao mesmo tempo em que o Congresso se realizará através de uma plataforma, o formato para apresentação dos e-Posters vai variar  com respeito à forma tradicional.

O envio deverá constar de:

– Pôster de 1 página em formato .pdf com orientação horizontal, proporções 16:9, para que possa ser exibido corretamente no computador sem a necessidade de ampliação.

– Gravação da Apresentação do e-Pôster em formato áudio ou vídeo .mp4 com duração máxima de 2 minuto.

Elaboração do e-Pôster

Os posters electrónicos, bem como a gravação da sua apresentação (máximo 2 minutos), estarão disponíveis durante todo o Congresso na secção dedicada aos e-Posters.

Formato do e-Pôster

  • Para fazer o pôster eletrônico pode-se utilizar, para orientar-se, o modelo do congresso (Criatividade), ajustando as proporções e orientação do mesmo para uma correta visualização do computador (16:9), formato horizontal.

O pôster terá no máximo 1 página e não incluirá efeitos nem animações com Microsoft Office Power Point.

Uma vez que o pôster esteja completo, deverá ser exportado o arquivo para o formato pdf. Nenhum outro formato será aceito.

Nome do arquivo

Nomeie o arquivo com a palavra Pôster, seguida do nome do primeiro autor.

Exemplo: pôster-miguelgomez.pdf, /pôster-miguelgomez.mp4

Tamanho máximo do arquivo

O tamanho máximo do arquivo .pdf do e-Poster será de 3 Mb.

6. APRESENTAÇÃO DE LIVROS. Durante o Congresso, serão designados horários para a apresentação de obras escritas ou plásticas realizadas por membros da FEPAL ou por analistas em formação, tendo a oportunidade de interagir com os participantes. Os interessados deverão enviar sua solicitação por escrito, em formato pdf, com uma extensão máxima de uma página, com o título e descrição da obra, podendo incluir imagens. 

7. WORKING PARTIES. Para poder participar dos Working Parties será necessário estar inscrito no congresso, e o ingresso neles terá um custo adicional (15 USD). Cada coordenador do WP informará sobre os requisitos específicos para participar. É importante saber que o WP tem número limitado de participantes.

8. OFICINAS. É um espaço de construção grupal que combina teoria e prática em torno de um tema, aproveitando a experiência dos participantes. Contempla um número limitado de pessoas que realizam em grupo e de forma participativa um trabalho ativo, criativo, concreto e sistemático. As propostas para realização de oficinas deverão conter essas características, propondo a forma de trabalho requerida para o seu desenvolvimento. O tempo de duração é de 100 minutos.

Temos aumentado o prazo para enviar um resumo de no máximo 350 palavras, até meia-noite de 30 de abril de 2022 (horário da Cidade de México). Os resumos devem ser em português e espanhol.

es_MX